Foto: Levi Santana | Reprodução: BNews |
📱💻Siga nosso Canal e tenha acesso a todas as nossas notícias no seu Whatsapp... Clique Aqui.
Um grupo de jovens foi autuado neste domingo, dia 12 de outubro, pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacobina, na Chapada Diamantina, após montar acampamento em área proibida e provocar focos de incêndio próximo à Cachoeira Véu de Noiva, um dos principais pontos turísticos do município.
De acordo com informações da GCM, os turistas acamparam na parte superior da cachoeira, local onde o acampamento é expressamente proibido pela Lei Municipal nº 1.589/2019. Além da instalação irregular, os agentes constataram supressão de vegetação nativa e focos de fogo em meio à mata.
Segundo relatos, o grupo havia sido orientado previamente pela recepção da cachoeira sobre as restrições ambientais, mas ignorou as regras. Durante a abordagem, a equipe da GCM apreendeu dois facões usados para cortar a vegetação e lavrou auto de infração ambiental, com base nas normas municipais de preservação.
Os jovens foram notificados pelo Departamento de Polícia de Postura de Jacobina e poderão responder por dano ambiental, conforme a legislação vigente.
“A ação teve o objetivo de coibir práticas que colocam em risco o equilíbrio ambiental da região. A Chapada Diamantina enfrenta um período de estiagem e qualquer foco de fogo pode se transformar em um grande incêndio”, destacou a GCM.
Preservação e conscientização
A Cachoeira Véu de Noiva, localizada na zona rural de Jacobina, é um dos cartões-postais mais visitados da Chapada Diamantina. As autoridades locais reforçam que acampamentos, fogueiras e corte de vegetação estão terminantemente proibidos em áreas de preservação permanente, sob pena de multa e responsabilização criminal.
Fonte: BNews