© Rovena Rosa/Agência Brasil |
📱💻Siga nosso Canal e tenha acesso a todas as nossas notícias no seu Whatsapp... Clique Aqui.
Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira, dia 14 de outubro, em parte do Brasil afetou 16% dos consumidores em diferentes regiões da Bahia. A informação foi confirmada pela Neoenergia Coelba.
Segundo informações da concessionária, o apagão foi causado por uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. A motivação da falha ainda não foi detalhada.
De acordo com a Neoenergia Coelba, o restabelecimento foi gradativo, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).
"Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS", informou a concessionária.
A Neoenergia Coelba informou que as causas da ocorrência estão em análise e devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema.
Na Chapada Diamantina há internautas de várias cidades como Ruy Barbosa, Iaçu, Itaberaba e Ibiquera, relataram está sem energia logo depois da meia-noite.
Em nota, o ONS detalhou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.
Ainda de acordo com o comunicado, na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
Fonte: G1 Bahia e Agência Brasil