Recenseadora do IBGE encontra morador que vive isolado há quase 40 anos na Chapada Diamantina; "Não tem televisão, telefone nem Internet".




Um homem de meia idade que mora completamente sozinho, há quase 40 anos, numa casa improvisada numa pedra, no meio da mata e entre cachoeiras. Sem estudo formal nem trabalho remunerado, vive da agricultura de subsistência, praticamente sem nenhum bem material.


Tecnologicamente desconectado do mundo exterior, ele não tem televisão, telefone nem Internet. Tampouco dispõe de acesso a serviços essenciais, muito menos aos confortos considerados “indispensáveis” à vida moderna.


Isolado, mas não invisível, Astrogildo Santos, o “senhor do Castelo Abandonado”, na Chapada Diamantina/ Bahia, foi visitado e entrevistado pelo Censo Demográfico 2022, graças à tenacidade e comprometimento da recenseadora Jamille Moraes e da equipe de coleta do município de Itaetê .


Porque todos contam e cada pessoa é indispensável para o retrato mais amplo e detalhado do Brasil. Com a missão de não deixar ninguém para trás, Jamille não mediu esforços para encontrar Astrogildo, no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde ele, atualmente com 52 anos, vive só desde os 15.




O local onde Astrogildo mora é paradisíaco, em meio às cachoeiras da região, mas tão isolado, que não constava da lista prévia de endereços do setor censitário. Era como se ele não existisse.


Mas um funcionário da Prefeitura de Itaetê alertou a coordenação de subárea local sobre o morador, e Jamille sabia que, mesmo sendo uma única pessoa, ele não poderia ficar de fora do Censo.


“De posse da informação, averiguei junto aos responsáveis no município sobre a condução nas trilhas até as cachoeiras, para saber melhor a localização dele. Isso, por conta da logística que teríamos de providenciar para entrar no setor e chegar até sua moradia”, explicou a recenseadora. 


Ela percorreu de moto a distância de 23 km entre o posto de coleta, localizado no distrito de Rumo, até a Cachoeira Encantada. A partir dali, foram mais 20 minutos de caminhada acompanhada por um guia local, que a levou até a casa de Astrogildo, onde finalmente conseguiu realizar a entrevista.


Jamille conta o que viu no local. “Ele não tem renda nenhuma, vive do que planta nas terras. Construiu sua casa debaixo de uma lapa de pedra, sendo uma parte para dormitório, que foi feita com taipas e barro, e outra parte apenas de varetas sem reboco.”




Apesar de todas as dificuldades, como a chuva e as más condições nas estradas, a recenseadora considera que ter realizado a entrevista do Censo com Astrogildo, mais do que o cumprimento de uma missão, foi um “privilégio”: “Foi uma honra ter contribuído com o Censo 2022”, disse.


Depois de entrevistar Astrogildo, Jamille descobriu que a história dele é tão singular, que foi tema do documentário “Castelo Abandonado”, dirigido por Felipe Carrelli e lançado em 2020. O filme está disponível no YouTube.



Não Clique Aqui


Continue após os anúncios...

Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão? 


Faça parte da nossa Lista de Transmissão no Whatsapp...


Nos sigam no Instagram...                           


Nos sigam no Facebook...                                     


Nos sigam no Twitter...       


Fonte: IBGE

Deixe Seu Comentário

Os comentários aqui publicados não representa a opinião do Blog do Adenilton Pereira. *

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncie Aqui!!


Entre em Contato pelo Whatsapp: 74 999663572

Pax Regional



Plano de Assistência Funerária em Tapiramutá-BA e Região é o Pax Regional. Aqui você tem Atendimento 24 h, além uma série de benefícios, entre eles Equipamentos Médicos gratuitos como: cadeira de roda, moleta, cadeira de banha, andador e bengala, Ótica conveniada, Salão para cabelo e barba e muito mais.

O Pax Regional está localizado na Avenida Cafeeira, número 62, ao lado do Hospital Municipal Dr. José Nery, em Tapiramutá-BA.

Você que ainda não tem seu Plano Funerário faça-nos uma visita ou entre em contato conosco pelo WhatsApp 74 98822-9854 e tiraremos todas as suas dúvidas. Se preciso mandaremos um representante até você!


Ok Tintas e Materiais Para Construções


Agora ficou fácil para construir e reformar! Na Ok Tintas e Materiais de Construção agora é assim: você compra no Cartão e paga em 20 vezes sem juros!


Faça-nos uma visita e aproveite! Em Tapiramutá-BA estamos localizados na Av. Cafeeira, S/N, contato pelo Whatsapp (74) 981506069  e em Miguel Calmon na Rua do Guarani, S/N, tel.: (74) 3627 2130 ou pelo Whatsapp 74 999222130.


Ok Tintas e Materiais de Construção, Lugar de Comprar Barato!


JM Encomendador Barbearia


Aqui na JM Encomendador Barbearia realizamos cortes de cabelo de variados tipos e com máquina e tesoura, barba, sobrancelha e também vendemos produtos para cabelo e roupas.


Além de tudo isso o atendimento é o melhor da região, com preços que cabem no seu bolso e facilidade no pagamento. Aceitamos PIX.


A JM Encomendador Barbearia está situada na Travessa Mariano Alves, ao lado da Secretaria de Saúde e em frente ao Visão Hotel.


Entre em contato conosco das seguintes formas:


WhatsApp: 74 999414761 Telefone: 74 981333421 Insta: @Jamersonmiranda.barber


Organização: Jamerson Miranda.


Comercial Gomes



Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando.

A Comercial Gomes está localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Telefones para contato: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.