'Temporada de raios' atinge a Bahia, aponta Climatempo; Só este ano foram registradas mais de um milhão de descargas elétricas.

Registro de um raio em Tapiramutá-BA - Foto: Blog do Adenilton Pereira


A Bahia é atingida por uma "temporada de raios" desde o início desse ano, de acordo com o Climatempo. Entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro, foram registradas mais de um milhão de descargas elétricas, e a região oeste teve maior incidência do fenômeno.


Dos 1.090.188 descargas elétricas que atingiram a Bahia em 2022, a maioria ocorreu nas cidades de Correntina (51.986), Cocos (45.753) e Jaborandi (44.760). Em Salvador, foram ao menos 616.


O Climatempo explica que o raio é uma descarga elétrica atmosférica que chega ao solo após se formarem em nuvens. Na Bahia, os raios que tocaram o solo em 2022 foram: 169.634 em janeiro e 85.135 em fevereiro.


Este ano, as cidades baianas que tiveram maiores ocorrências de raios também são Correntina, Cocos, Jaborandi, além de Formosa do Rio Preto e São Desidério. Na capital, foram 275, entre janeiro e fevereiro. Em 2021, o mesmo fenômeno foi registrado no sul do estado.


Em geral, as descargas elétricas ocorrem com mais frequência no verão, por causa das altas temperaturas que deixam as nuvens carregadas. Pesquisas apontam que nesta época do ano o aumento de casos é de cerca de 16%, em relação aos outros meses.


O Brasil é o país o mais atingido do mundo por raios. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) estimam que cerca de 60 milhões de raios atinjam o solo brasileiro por ano, ou, cerca de dois raios por segundo.


Não Clique Aqui


Continue após os anúncios...

Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?


O que é o raio?


Raios atingem o oeste da Bahia — Foto: Joaney Tancredo/TV Oeste


O Climatempo explica que o raio é uma descarga elétrica atmosférica que chega ao solo após se formarem em nuvens de desenvolvimento vertical e que alcançam mais de 10 quilômetros entre sua base e o topo.


Parte das nuvens têm temperaturas abaixo de zero, onde se forma o gelo; são as conhecidas como cumulonimbus, também chamadas nuvem funil, cujo aparecimento é comum em dias quentes e úmidos, predominantes no verão. A movimentação intensa de gelo e das gotas de chuva dentro das cumulonimbus gera choques, que dão origem às cargas elétricas.


A partir disso, a nuvem fica como se fosse uma pilha, composta de cargas positivas e negativas, sendo positivas na parte superior e negativas, na inferior. Esta diferença de cargas gera a faísca, a descarga elétrica atmosférica na nuvem, mas o raio é a descarga elétrica atmosférica que chega ao solo.


Fenômeno da nuvem funil em Itamaraju, na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia


De acordo com o Climatempo, existem raios que começam nas nuvens e terminam no solo e outros que saem do solo para as nuvens. As descargas elétricas atmosféricas podem ocorrer somente entre as nuvens, mas também podem chegar ao solo, e nesses casos, exigem atenção.


A real chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, menor do que 1 para 1 milhão. Porém, esse número pode aumentar mil vezes se estiver numa área descampada.


Portanto, as principais recomendações para se proteger de um raio são:


  • Procure um abrigo, um ambiente fechado (como casas, comércios e veículos);
  • Se estiver dentro de um automóvel, mantenha todos os vidros fechados;
  • Evite lugares abertos como praias e campos;
  • Se estiver no mar, rio, lagoa ou piscina, saia imediatamente;
  • Nunca se abrigue embaixo de quiosques, árvores, torres altas.


Fonte: G1 Bahia

Deixe Seu Comentário

Os comentários aqui publicados não representa a opinião do Blog do Adenilton Pereira. *

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncie Aqui!!


Entre em Contato pelo Whatsapp: 74 999663572

Pax Regional



Plano de Assistência Funerária em Tapiramutá-BA e Região é o Pax Regional. Aqui você tem Atendimento 24 h, além uma série de benefícios, entre eles Equipamentos Médicos gratuitos como: cadeira de roda, moleta, cadeira de banha, andador e bengala, Ótica conveniada, Salão para cabelo e barba e muito mais.

O Pax Regional está localizado na Avenida Cafeeira, número 62, ao lado do Hospital Municipal Dr. José Nery, em Tapiramutá-BA.

Você que ainda não tem seu Plano Funerário faça-nos uma visita ou entre em contato conosco pelo WhatsApp 74 98822-9854 e tiraremos todas as suas dúvidas. Se preciso mandaremos um representante até você!


Ok Tintas e Materiais Para Construções


Agora ficou fácil para construir e reformar! Na Ok Tintas e Materiais de Construção agora é assim: você compra no Cartão e paga em 20 vezes sem juros!


Faça-nos uma visita e aproveite! Em Tapiramutá-BA estamos localizados na Av. Cafeeira, S/N, contato pelo Whatsapp (74) 981506069  e em Miguel Calmon na Rua do Guarani, S/N, tel.: (74) 3627 2130 ou pelo Whatsapp 74 999222130.


Ok Tintas e Materiais de Construção, Lugar de Comprar Barato!


JM Encomendador Barbearia


Aqui na JM Encomendador Barbearia realizamos cortes de cabelo de variados tipos e com máquina e tesoura, barba, sobrancelha e também vendemos produtos para cabelo e roupas.


Além de tudo isso o atendimento é o melhor da região, com preços que cabem no seu bolso e facilidade no pagamento. Aceitamos PIX.


A JM Encomendador Barbearia está situada na Travessa Mariano Alves, ao lado da Secretaria de Saúde e em frente ao Visão Hotel.


Entre em contato conosco das seguintes formas:


WhatsApp: 74 999414761 Telefone: 74 981333421 Insta: @Jamersonmiranda.barber


Organização: Jamerson Miranda.


Comercial Gomes



Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando.

A Comercial Gomes está localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Telefones para contato: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.