Anuncie Aqui!!

Anuncie Aqui!!
Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572

Postagens mais visitadas

UNIFACS - Polo Mundo Novo

UNIFACS - Polo Mundo Novo
Vem para a UNIFACS, Seu caminho, seus sonhos, agora em Mundo Novo-BA com até 100%* de bolsa EAD para graduação conforme a sua faixa de pontuação no Enem. Traga seu Boletim! E venha fazer uma simulação! POLO MUNDO NOVO - Av.Osvaldo Ribeiro, 72 – Centro - 74 99987-2289 Zap

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Norma que impede demissão de trabalhadores que não se vacinaram contra a Covid-19 pode ser inconstitucional.

 

Foto: Divulgação

Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!

A Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência que proíbe empresas de demitir empregados que se recusarem a vacinar contra a Covid-19 pode ser inconstitucional. A Justiça do Trabalho brasileira tem entendido que o direito coletivo à saúde é superior ao direito individual à recusa da vacina.

Segundo uma reportagem do Conjur, diversos especialistas apontam inconstitucionalidades da norma. O advogado trabalhista Luis Fernando Riskalla diz que a portaria do Ministério afronta a Constituição.

"As fundamentações para a edição da referida portaria se contradizem ao verificamos que o inciso XXII, do artigo 7, da Constituição, garante aos empregados a segurança e saúde em suas atividades empregatícias. Além disso, já se tornou quase que unânime, perante os tribunais do trabalho, perante o Ministério Público do Trabalho e perante o próprio Tribunal Superior do Trabalho, que a saúde e a segurança da coletividade se sobrepõem à do indivíduo", argumenta.

O advogado Carlos Eduardo Dantas Costa diz que "a portaria vai na contramão das decisões judiciais e, inclusive, do posicionamento do Ministério Público do Trabalho”. Já o advogado Donne Pisco aponta que um ministro de estado não tem competência para criar normas, apenas para instrumentalizar o cumprimento das leis de sua alçada.

Segundo Pisco, o ministro Onyx Lorenzoni usurpa competência do Legislativo com a Portaria. "O ato normativo do Ministério do Trabalho e Emprego não tem o efeito de vincular a livre apreciação do tema pelos juízes: a restrição imposta, que busca impedir a demissão por justa causa de pessoas que se recusem à vacinação, não tem fundamento legal — inclusive, porque a resistência imotivada à imunização atenta contra o esforço coletivo para a contenção da pandemia, pondo em risco a saúde da população", defende.

Para a advogada Mariana Machado Pedroso, a portaria poderá "gerar uma movimentação que ainda não se tinha visto no Congresso Nacional a favor da regulação sobre a vacinação. E pela hierarquia das normas no Direito brasileiro, eventual lei estará hierarquicamente acima da portaria ministerial". Ainda sinaliza que a portaria poderá ser questionada na Justiça.

Por sua vez, o advogado Paulo Woo Jin Lee, destaca que é obrigação dos empregadores e da sociedade garantir um ambiente de trabalho seguro, para evitar a propagação de doenças e a responsabilização das empresas por complicações decorrentes da Covid-19 adquirida durante a execução dos trabalhos presenciais", pontua.

Não Clique Aqui!!!

Continue após os anúncios...

==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?

Fonte: Bahia Notícias

0 Comentários:

Compartilhe:

Ok Tintas e Materiais de Construção

Ok Tintas e Materiais de Construção
Agora ficou fácil para construir e reformar! Na Ok Tintas e Materiais de Construção agora é assim: você compra no Cartão e paga em 20 vezes sem juros! Faça-nos uma visita e aproveite! Em Tapiramutá-BA estamos localizados na Av. Cafeeira, S/N, contato pelo Whatsapp (74) 988575934 e em Miguel Calmon na Rua do Guarani, S/N, tel.: (74) 3627 2130 ou pelo Whatsapp 74 999222130. Ok Tintas e Materiais de Construção, Lugar de Comprar Barato!

Comercial Gomes

Comercial Gomes
Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.

Pousada Rural Capim Guiné

Pousada Rural Capim Guiné
Pousada Rural Capim Guiné é a sua casa longe de casa. Ela está situada na BA-421,nº 02, na saída da cidade de Piritiba sentindo a Miguel Calmon. Os telefones para contato são 074 99985-1060 | 074 99986-1783.