Covid-19: Cidades da Bahia negam aplicação de doses vencidas da AstraZeneca.

Prefeitura de Salvador nega aplicação de doses vencidas da AstraZeneca — Foto: Ari Dias/AEN/Divulgação

Nos acompanhem em nossas redes sociais e tenham nossas notícias em 1ª mão!

Prefeituras de cidades baianas negaram que tenham aplicado doses vencidas da AstraZeneca, vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada após pesquisadores apontarem, nesta sexta-feira, dia 02 de julho, que 26 mil doses vencidas desta vacina foram aplicadas no Brasil. As prefeituras de Salvador, Vitória da Conquista e Juazeiro já se posicionaram.

De acordo com os pesquisadores, o levantamento foi feito com base no cruzamento de dados oficiais do governo federal e apontam que os lotes mencionados constam no Sistema Único de Saúde (SUS).

As prefeituras citadas, no entanto, atribuem o resultado do levantamento a falhas na inclusão de dados no SUS, que recebeu anotações com atraso de até dois meses.

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, não há ocorrência de aplicação de doses vencidas na capital baiana. A cidade recebeu dois dos lotes apontados pelos pesquisadores – Lote CTMAV506 / Lote 4120Z005 – e todas as doses foram administradas antes da data de vencimento dos imunizantes.

A SMS ainda destacou que a coordenação de imunização do órgão identificou episódios de equívocos relacionados ao lançamento de dados no sistema da estratégia, ou seja, a aplicação das doses foi realizado dentro do período determinado pelo fabricante do imunobiológico e apenas no sistema do banco de dados do Ministério da Saúde foi efetuado em data posterior a aplicação da vacina.

A pasta também afirmou que tem utilizado todas as ferramentas para minimizar possíveis falhas no processo de imunização contra a Covid-19 na cidade.

Quem também negou a aplicação de doses vencidas da AstraZeneca foi a prefeitura de Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do estado, que fica localizada na região sudoeste.

De acordo com a SMS de Vitória da Conquista, o lote de vacinas AstraZeneca/Oxford de número 4120Z-005, com vencimento em 14 de abril de 2021, foi recebido no município em 24 de janeiro e utilizado antes do vencimento.

Ainda assim, a SMS orienta que, para tirar a dúvida, as pessoas confiram no cartão de vacinação o número do lote e a data em que foram vacinadas.

A Diretora de Vigilância em Saúde de Vitória da Conquista, Ana Maria Ferraz, informa que está sendo averiguado o porquê do lote mencionado ainda constar no sistema.

Continue após os anúncios…

==>>Quer Receber as notícias do Blog do Adenilton Pereira em 1ª mão no Whatsapp?

==>>Baixe o Kwai, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

==>>Baixe o Tik Tok, use o código do Blog do Adenilton Pereira e ganhe dinheiro.

A Sesab acrescentou ainda que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.

Já a prefeitura de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, informou, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que as doses do lote 4120Z005, com vencimento para o dia 14 de abril foram do primeiro lote recebido pelo município.

De acordo com a Sesau, o município de Juazeiro realizou a administração das vacinas desse lote nas Unidades de Saúde antes do vencimento.

Além disso, a última nota registrada pela Sesau no Sistema de Insumos Estratégicos (SIES) sobre este lote foi enviada em 23 de março.

A Sesau de Juazeiro ainda ressaltou que todas as vacinas, antes de serem aplicadas, são conferidas pelas equipes de saúde da cidade e que os imunizantes não ficam estocados. A pasta também informou que pode ter havido algum erro no sistema ou cadastro tardio das informações.

Além das prefeituras, o Governo da Bahia também emitiu uma nota, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), e disse que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

Fonte: G1 Bahia.

Deixe Seu Comentário:


Entre em contato pelo Whatsapp 74 999663572

https://i.imgur.com/hmcKNqbl.png
Vem para a UNIFACS, Seu caminho, seus sonhos, agora em Mundo Novo-BA com até 100%* de bolsa EAD para graduação conforme a sua faixa de pontuação no Enem. Traga seu Boletim! E venha fazer uma simulação! POLO MUNDO NOVO – Av.Osvaldo Ribeiro, 72 – Centro – 74 99987-2289 Zap

https://adenilton100.files.wordpress.com/2021/04/acougue.gif?w=500
No Açougue da Leide você encontra carnes bovina e suína, frango, peito de frango, fato, calabresa e salsicha. Estamos situados na Av. 27 de julho, Nº 277, próximo ao Copacabana Club, em Tapiramutá-BA. Aos sábados você também pode encontrar nossos produtos no mercado de carnes da feira livre. Telefone para contatos e Delivery é (74) 981242642.

https://adenilton100.files.wordpress.com/2021/03/prolimpe.gif?w=800
Na Distribuidora ProLimpe, Produtos de Limpeza e Embalagens você encontra produtos de limpeza, embalagens descartáveis, sacos e sacolas, produtos para piscinas, essências, aromatizante e muito mais. Estamos localizados na Av. Dr. José Nery, nº 81, ao lado do Colégio João Queiroz, em Tapiramutá-BA. Telefone para contato 74 981119891. Veja Mais Aqui

https://adenilton100.files.wordpress.com/2021/03/pousada.gif?w=500
A Pousada Rural Capim Guiné é a sua casa longe de casa. Ela está situada na BA-421,nº 02, na saída da cidade de Piritiba sentindo a Miguel Calmon. Os telefones para contato são 074 99985-1060 | 074 99986-1783.

https://adenilton100.files.wordpress.com/2021/01/gomes.gif?w=628
Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando. Estamos localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Mais informações: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.

https://adenilton100.files.wordpress.com/2020/07/mmm.gif?w=648
Portões de Correr, Portões Basculhantes, Coberturas Metálicas e Reboques para Carro e Moto em Tapiramutá e região é com a Metal Brasil. Veja mais detalhes Aqui.

Deixe Seu Comentário

Os comentários aqui publicados não representa a opinião do Blog do Adenilton Pereira. *

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncie Aqui!!


Entre em Contato pelo Whatsapp: 74 999663572

Pax Regional



Plano de Assistência Funerária em Tapiramutá-BA e Região é o Pax Regional. Aqui você tem Atendimento 24 h, além uma série de benefícios, entre eles Equipamentos Médicos gratuitos como: cadeira de roda, moleta, cadeira de banha, andador e bengala, Ótica conveniada, Salão para cabelo e barba e muito mais.

O Pax Regional está localizado na Avenida Cafeeira, número 62, ao lado do Hospital Municipal Dr. José Nery, em Tapiramutá-BA.

Você que ainda não tem seu Plano Funerário faça-nos uma visita ou entre em contato conosco pelo WhatsApp 74 98822-9854 e tiraremos todas as suas dúvidas. Se preciso mandaremos um representante até você!


Ok Tintas e Materiais Para Construções


Agora ficou fácil para construir e reformar! Na Ok Tintas e Materiais de Construção agora é assim: você compra no Cartão e paga em 20 vezes sem juros!


Faça-nos uma visita e aproveite! Em Tapiramutá-BA estamos localizados na Av. Cafeeira, S/N, contato pelo Whatsapp (74) 981506069  e em Miguel Calmon na Rua do Guarani, S/N, tel.: (74) 3627 2130 ou pelo Whatsapp 74 999222130.


Ok Tintas e Materiais de Construção, Lugar de Comprar Barato!


JM Encomendador Barbearia


Aqui na JM Encomendador Barbearia realizamos cortes de cabelo de variados tipos e com máquina e tesoura, barba, sobrancelha e também vendemos produtos para cabelo e roupas.


Além de tudo isso o atendimento é o melhor da região, com preços que cabem no seu bolso e facilidade no pagamento. Aceitamos PIX.


A JM Encomendador Barbearia está situada na Travessa Mariano Alves, ao lado da Secretaria de Saúde e em frente ao Visão Hotel.


Entre em contato conosco das seguintes formas:


WhatsApp: 74 999414761 Telefone: 74 981333421 Insta: @Jamersonmiranda.barber


Organização: Jamerson Miranda.


Comercial Gomes



Na Comercial Gomes você encontra tudo em alimentos, bomboniere, cosméticos e bebidas em geral, sempre com o menor preço e o melhor atendimento. Faça nos uma visita e comprove o que estamos anunciando.

A Comercial Gomes está localizada na Rua da Jaqueira, nro. 134, na cidade de Tapiramutá-BA. Telefones para contato: (74) 99978-2940 ou 98851-3339.