10 equipes confirmaram participação no Campeonato Morrense de Futebol 2019, através da entrega e consequente regularização da documentação de cada agremiação, junto à Liga Morrense de Futebol filiada à Federação Baiana.
Nesta noite de terça (30), compareceram os representantes de Azuup, Boleiros, Campinense, Moranguense, América (Cachoeira), Kisidane, Vila Nova, Ouricuri e São Rafael, com a ausência da representação do Atlético de Fedegosos (mas com presença confirmada no certame) no espaço da Secretaria Municipal de Esportes, cujo secretário Xuxa e colaboradores também compareceram, junto ao presidente da Liga Ronaldo Souza e sua diretoria.
Na oportunidade, ficou definido o sorteio dos grupos (foto abaixo e vídeo):
Outras decisões dizem respeito ao número de atletas da casa, sendo 3 por jogo, permanecendo 2 do começo ao fim de cada partida. Definiu-se que atletas profissionais que atuaram em 2018 não poderão participar do campeonato.
Os dois melhores clubes classificados na primeira fase classificar-se-ão diretamente para as semi-finais, aguardando a definição entre os classificados de terceiro a sexto, em jogo único: segundo x sexto e terceiro x quarto, cujos vencedores enfrentarão os dois maiores pontuadores, sendo que o primeiro colocado enfrentará o vencedor do jogo 1 (2º x 6º), enquanto o segundo colocado enfrentará o vencedor do jogo 2.
Os bares serão entregues aos clubes,sendo que o mandante ficará com o bar 1 e o visitante com o bar 2, pois, cada clube jogará quatro vezes na fase inicial e será mandante duas vezes e visitante outras duas. Caso algum time desista de explorar o bar no seu jogo, caberá à Liga decidir ou explorar.
Manteve-se o acesso e o descenso via Araguaia: dois sobem, dois caem. O valor arrecadado com as inscrições servirá para custeara premiação do vice campeão, girando em torno de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos Reais), enquanto o campeão fará jus a R$15.000,00 (quinze mil Reais), custeados pelo município, do qual veio a sugestão de dar o nome de Milton Dourado (in memorian) ao troféu do 1º colocado do certame, acatado por todos.
Haverá uma nove reunião dia 23 de novembro, pela manhã, buscando fechar o regulamento e apresentar tabela que serão encaminhados à FBF para buscar recursos. Em dezembro, outra reunião definirá os ajustes finais e no dia 12 de janeiro de 2019, o lançamento oficial do campeonato, com a assinatura do regulamento pelos dirigentes.
A musa do campeonato não foi esquecida. É um assunto que será tratado entre a diretoria da Liga e o organizador do concurso 2018, visando corrigir, aprimorar e colocar propostas que também ajudem financeiramente.
Definidos todos os pontos colocados acima, procedeu-se ao sorteio das partidas de abertura, ficando assim definido:
- 19/01/2019: Azuup (atual campeão) X Boleiros
- 20/01/2019: Campinense X São Rafael.
⇒Novidades:
- Faça parte do grupo do Blog do Adenilton Pereira no Whatsapp clicando Aqui.
- Curta nossa Página no Facebook clicando Aqui